Período:
23/6/2017 até 24/6/2017
Horário:
ver abaixo
Local:
Casa Semio - Rua Wanderley, 290 - Pacaembú/SP
Evento:
Semiótica e Gestão da Marca - Curso
Escopo:
Dias:  23/06 (19h às 22h30) e 24/06 (9h00 às 12h30)
 
O objetivo do curso é explicar a importância do estudo semiótico para a gestão das marcas no ambiente competitvo atual, no qual os significados são transformados continuamente, em processos de semiose complexos e interativos..
 

O entendimento desta dinâmica é fundamental para profissionais e organizações em suas ações de marketing e comunicação.

Neste sentido, a análise semiótica é capaz de entrar nos mecanismos recôntidos das mensagens e explicitá-las, gerando melhor compreensão, além da proposição de novos caminhos de significação corretivos.

 
Programa:
 
  • Conceituação: Definição de Semiótica
  • Definição de signo.
  • A semiótica peirceana - Teoria Geral dos Signos.
  • Modelo de análise semiótica das expressividades marcárias e aplicações.
  • Análise semiótica e pesquisa de mercado qualitativa: complementariedade
 
  • Conceito de marca.
  • Branding e estratégias das marcas
  • Mix de identidade das marcas: nome, logotipo, embalagem, rótulo, forma, cor, slogan, jingles, personagens, mascotes, publicidade etc.
     
    Instrutores:
    Profa. Dra. Clotilde Perez
    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora Associada do CRP ECA USP (2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Professora da PUC SP. Assessora da VRAC - Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp - Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación (desde 2009). VisitingAssociate Professor junto ao CDR - Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade. Vice-coordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom. Vice-líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Semioticista com experiência na área de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Estudos de Tendências.Coordenadora geral do Observatório de Tendências (2003) e do Observatório de Mídia (2013). Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Signos da Marca (2004), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e co-autora de Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing - Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade e Estudos de Tendências.É pesquisadora e sócia-fundadora da Casa Semio.
     

    Prof. Dr. Silvio Koiti Sato

    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Porto – Portugal (2015). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010). Possui especialização em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Mídia pela EAESP-FGV-SP (1999). Graduado em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1990). Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da ESPM, FAAP, FIA e ECA-USP. É pesquisador do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP. Pesquisador do Observatório de Tendências e do Observatório de Mídia Ipsos. Autor de artigos e capítulos de livro nas áreas de Branding, Consumo, Publicidade e Semiótica.Possui experiência como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens profissionais por agências e anunciantes. É pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio.
     
    Investimento:
    > Sócios Empresa Amiga ASBPM - R$ 156,00
    > Sócios ASBPM - R$ 195,00
    > Não Sócios - R$ 390,00
    > Parceiros Casa Semio/ ABA - R$ 273,00
     
     
     
     
     
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